
A vitória de um dos clubes da Primeira Liga está a gerar muita polémica, e a voz de Duarte Gomes, antigo árbitro e atual comentador desportivo no jornal A Bola, veio reforçar a controvérsia. A sua análise de arbitragem sobre o lance mais discutido do jogo aponta para uma falha grave do VAR.
Duarte Gomes defende que o lance deveria ter sido assinalado como penálti. Segundo o analista, o jogador, embora tentasse disputar a bola, cometeu uma infração clara. Ele explica que a “abordagem arriscada” do argentino resultou num pisão “muito claro e óbvio” no pé do jogador adversário. A ação não foi intencional, mas a imprudência na disputa é, na sua visão, motivo suficiente para a marcação da penalidade máxima.
A maior crítica de Duarte Gomes, porém, vai para o vídeo árbitro. Ele afirma que o árbitro de campo, Godinho, pode não ter visto o pisão, mas o VAR “tinha obrigação de ver e atuar, analisar e recomendar ao colega de campo que assinalasse o pontapé de penálti.” Esta declaração lança ainda mais debate sobre a eficácia da tecnologia no futebol português.