José Mourinho explodiu, arrasou a equipa e fez duras acusações a João Pinheiro “deve ser bom para o currículo…”

José Mourinho foi extremamente crítico após a derrota do Benfica frente ao Sp. Braga na meia-final da Taça da Liga, não poupando palavras à exibição da equipa. Na análise ao encontro, começou por assumir responsabilidades e apontar falhas graves: «Peço desculpa ao Sp. Braga e ao Carlos (Vicens). Não consigo dizer que mereceram ganhar. Tenho que dizer que o Benfica mereceu perder. Fomos nós que merecemos perder. Fizemos uma primeira parte horrível com exceção dos primeiros cinco minutos».
O técnico destacou ainda o impacto negativo de decisões e erros sucessivos: «A partir do momento em que o João Pinheiro assinalou grande penalidade que se viu fora da área, não houve clique positivo, mas um clique inexplicável de negatividade. Qualidade horrível de posse de bola com perdas de bola a dar contra-ataques». Mourinho apontou o golo sofrido como inaceitável e foi duro na avaliação global: «Primeira parte horrível a todos os níveis, mental, técnico. Inaceitável numa meia final de uma competição e em qualquer circunstância, até num jogo de pré-época com o Seixal ou o Amora».
Sobre a segunda parte, reconheceu a mudança de atitude, mas voltou a criticar erros decisivos: «Segunda parte o oposto, inexplicável. Equipa corajosa, agressiva, a ganhar duelos e a meter o Braga encostado às cordas. (…) O terceiro golo é inexplicável. Temos de virar, mas não podemos cometer erros defensivos». A concluir, deixou uma frase contundente: «Cereja no topo do bolo, quem merece perder voltou a mostrá-lo».
Questionado sobre o rendimento individual, Mourinho foi claro: «Há coisas que se podem dizer internamente e não se devem dizer exteriormente. (…) Houve performances individuais inaceitáveis e rendimentos muito baixos que se traduzem numa primeira parte muito muito fraca».
Já a pensar no próximo jogo, frente ao FC Porto, o treinador deixou elogios ao adversário e críticas à arbitragem: «Vamos jogar contra a equipa mais forte em Portugal neste momento. Não tenho a certeza se o João Pinheiro será assim com todos os capitães de equipa que apita. Parecia ter vontade do Otamendi ser expulso, se calhar é bom para o currículo dele expulsar um campeão do mundo». Mourinho alertou ainda para as dificuldades que se seguem, mas deixou uma esperança: «Esperemos que o orgulho ferido e o sentimento de culpa permitam tirar o melhor de si próprios».






