Modelo meteorológico dá nova atualização para o estado de tempo da próxima semana
Portugal tem passado por um dos invernos mais rigorosos das últimas décadas.

Depois de duas semanas seguidas de grande apreensão por parte dos portugueses, especialmente devido às depressões Kristin e Marta, que trouxeram fortes rajadas de vento e muita precipitação, Portugal prepara-se para receber novamente uma semana rigorosa no que toca ao estado do tempo.
Segundo a página Luso Meteo, que tem acompanhado de perto a situação meteorológica do país e apresentado previsões bastante fidedignas, Portugal continental vai voltar a ser afetado, durante a próxima semana, de 9 a 15 de fevereiro, por um rio atmosférico.
Esta previsão traz más notícias em termos de precipitação, com valores médios equivalentes a um mês inteiro de chuva concentrados em apenas três dias: terça, quarta e sexta-feira. As áreas de maior precipitação deverão situar-se no Norte e no Centro do país, uma vez que, a norte das altas pressões que começam a instalar-se no Atlântico e, em parte, na Europa Ocidental, se forma uma pluma de ar subtropical, com elevada quantidade de água precipitável. Este cenário irá favorecer a ocorrência de precipitação persistente, intensa e de caráter orográfico, com maior impacto nas zonas montanhosas, escoando posteriormente para os principais cursos de água.
Tendo em conta a previsão atual, existe uma preocupação acrescida relativamente às bacias hidrográficas dos rios Minho, Douro, Vouga, Mondego e Tejo, não só devido à precipitação prevista, mas também ao contributo do degelo. Este fator poderá agravar os caudais, tendo em conta que, ao longo desta semana, são esperadas temperaturas geralmente acima da média para a época.






