André Ventura faz comentário polémico e ofensivo em direto no «Dois às 10»
Candidato à Presidência da República chocou Cristina Ferreira e os telespectadores ao classificar identidades de género não-binárias como “aberrações”

O líder do Chega e candidato à Presidência da República, André Ventura, voltou a gerar controvérsia esta terça-feira, 11 de novembro, durante a sua participação no programa «Dois às 10», da TVI. Em conversa com Cristina Ferreira, o político proferiu declarações consideradas ofensivas e discriminatórias em relação à comunidade LGBTQIA+.
Durante a entrevista, Cristina Ferreira confrontou André Ventura, sobre um vídeo publicado nas suas redes sociais, onde o mesmo defendia que apenas existem dois géneros — “homem e mulher” — e que “há muitas pessoas com distúrbios mentais”. Questionado sobre o motivo da publicação, o candidato respondeu sem rodeios: “Bom, é verdade que há pessoas com distúrbios mentais.”
Perante a insistência da apresentadora, que o desafiou a explicar como pretende ajudar essas pessoas caso seja eleito, André Ventura afirmou que “hoje em dia temos de ter uma lista de 50 géneros” e que a sociedade “está demasiado centrada nas minorias”. Cristina Ferreira interrompeu-o para lembrar que essas minorias merecem respeito e proteção, ao que o político respondeu: “Oh Cristina, nós temos que dizer às pessoas que o país não é todo à volta das minorias, dos ciganos, das comunidades LGBT, dos transgéneros, dos transexuais…”
O momento mais polémico deu-se quandoAndré Ventura,concluiu a sua intervenção com uma frase que deixou o estúdio em silêncio: “Eu acho que há homem e mulher e que não há mais que isso. Ou é homem, ou é mulher. O resto é um pouco… aberrações, francamente.”
As declarações causaram indignação imediata nas redes sociais, com várias figuras públicas e telespectadores a acusarem o político de promover o ódio e a discriminação.






