Rafa Silva deixa Besiktas? Turcos falam em problemas familiares e reforma
Rafa Silva, avançado português de 32 anos, estará cada vez mais perto de deixar o Besiktas, depois dos relatos que davam conta de que estaria de costas voltadas com o treinador.

A situação de Rafa Silva continua a ser tema de debate na Turquia e nas últimas horas desta quinta-feira surgiram novos dados que deixam o futuro do ex-Benfica em aberto. O avançado português de 32 anos terá faltado ao treino desta manhã e até pode estar a ponderar retirar-se do futebol profissional, segundo explica o Fanatik.
O jornal turco refere que Rafa Silva teve uma reunião com Serdar Adali, presidente do Besiktas, ainda antes do Clássico com o Fenerbahçe, e terá manifestado o desejo de encerrar a carreira.
Apesar de ter falhado alguns treinos, Rafa foi mesmo a jogo contra o rival, mas no último duelo do Besiktas, diante do Antalyaspor, ficou fora da ficha de jogo.
Inicialmente falou-se numa lesão, mas depois veio à tona uma alegada relação conflituosa com o treinador Sergen Yalcin. Os dois estariam de costas voltadas e a imprensa turca chegou mesmo a avançar que Rafa Silva não jogaria mais pelo Besiktas enquanto Yalcin fosse o treinador.
Ora, esta versão parece agora ter caído por terra. O treinador do Besiktas veio esclarecer que Rafa Silva lhe pediu um período de ausência para tratar de assuntos familiares.
“O Rafa Silva provou o seu valor no Besiktas. É um jogador valioso para o clube. Sempre esteve na equipa, mesmo quando falhou jogos ou treinos, porque é alguém que sempre pode ser decisivo. Mas, no fim das contas, ele é um ser humano, tem família e pode ter seus próprios problemas. Ele pediu autorização e nós acedemos. Espero que ele resolva os problemas em breve e que volte”, afirmou Sergen Yalcin, citado pelo Fanatik.
Arábia Saudita na mira
No meio de tanta especulação em torno do futuro de Rafa Silva também houve quem apontasse o antigo internacional português à Arábia Saudita. O jogador natural de Forte da Casa estará a ser alvo do interesse do Al Ahli e o presidente do Besiktas quer ter nova reunião com o luso.
Neste momento, Rafa Silva estará em Portugal para conseguir tratar dos tais problemas familiares, tal como dá conta a imprensa turca, mas a especulação naquele país parece estar para durar.
Fundamental no Besiktas
Saído do Benfica no verão de 2024, depois de terminar contrato, Rafa Silva aceitou o desafio vindo da Turquia e assinou pelo Besiktas. O avançado português tem desempenhado um papel importante na manobra ofensiva das ‘águias negras’, contribuindo com 23 golos e 15 assistências em 65 jogos.
No entanto, e apesar do bom rendimento individual de Rafa Silva, o Besiktas tem estado longe da conquista de títulos e os números são claros.
Na temporada passada o clube fundado em 1903 não foi além do quarto lugar no campeonato da Turquia, que acabaria por ser conquistado pelo Galatasaray, e na presente época as coisas não estão muito diferentes, apesar da contratação de vários jogadores de relevo, com Orkun Kokçu, que deixou o Benfica para regressar ao seu país, e do internacional português Jota Silva, que aceitou a oferta depois de ter visto falhada a sua mudança para Alvalade.
Por esta altura, e disputadas as primeiras 12 jornadas, o Besiktas encontra-se posicionado no sexto lugar da Liga, com 20 pontos, a nove do líder Galatasaray e fora da zona de acesso às competições europeias.






