Noticia

Incêndio ameaça aldeia histórica do Piódão, em Arganil

As chamas são combatidas por um vasto contingente, que inclui 356 bombeiros, 103 viaturas terrestres e cinco aeronaves.

Um incêndio de grandes proporções deflagrou na madrugada desta quarta-feira, aproximando-se perigosamente da histórica aldeia de xisto do Piódão, no concelho de Arganil. A situação levou à mobilização de uma vasta equipa de combate, que, por volta das 10h da manhã, já contava com 356 bombeiros, apoiados por 103 viaturas terrestres e cinco aeronaves.

Apesar das chamas terem cercado a aldeia, a intervenção rápida dos bombeiros permitiu que chegassem ao local antes que os acessos ficassem totalmente cortados. O presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Conceição Lopes, afirmou ao jornal Público que a situação parecia estar “mais serena”, embora a presença de duas frentes ativas e o vento forte no local representem uma grande preocupação, com o autarca a temer que as frentes se juntem.

A população do Piódão foi concentrada na praça central da aldeia. A GNR, por precaução, aconselhou os idosos e pessoas com mobilidade reduzida a dirigirem-se para a zona da Igreja, considerada mais segura. Em face da gravidade da situação, a Câmara Municipal de Arganil ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, antecipando que o cenário poderia “agravar-se” nas próximas horas. As aldeias vizinhas de Foz d’Égua e Chãs d’Égua foram evacuadas como medida preventiva.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo