Noticia

Morreu Glória de Matos, a atriz e professora que marcou gerações, aos 89 anos

A atriz Glória de Matos morreu esta quinta-feira aos 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Com uma carreira de 60 anos, foi também uma professora de referência no Conservatório.

Portugal despediu-se esta quinta-feira, 11 de dezembro, de uma das suas figuras mais respeitadas no mundo das artes. Glória de Matos, atriz com uma carreira de mais de seis décadas e professora de referência, morreu aos 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

A notícia foi confirmada pela família, que revelou ainda os detalhes das cerimónias fúnebres. O corpo da atriz estará em câmara ardente na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, este sábado, entre as 18h00 e as 22h00, e no domingo, entre as 12h00 e as 15h30. Após este período, decorrerá uma missa de corpo presente, seguindo-se o funeral para o Cemitério do Alto de S. João.

Viúva do icónico locutor e apresentador Henrique Mendes, Glória de Matos iniciou a sua atividade como atriz em 1974, sendo peça fundamental na fundação do Grupo de Teatro da Casa da Comédia. Mas o seu legado estende-se muito além da representação.

Glória de Matos foi um pilar na formação de novos talentos, lecionando na Escola de Teatro do Conservatório Nacional e, posteriormente, na Escola Superior de Teatro e Cinema, bem como na Universidade Aberta. A sua dedicação à cultura levou-a também a assumir cargos de relevo na gestão cultural e na regulação dos media, tendo sido membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e assessora da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto de Artes Cénicas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo