Um mês depois da tragédia, chegou o momento: Todas as decisões que a viúva de Diogo Jota tem de tomar em nome dos filhos
Um mês depois da morte do amor da sua vida, o tempo urge para a tomada de decisões. Como que anestesiada com a tragédia, Rute Cardoso ainda mal conseguiu iniciar o luto, mas prepara-se para idealizar o futuro em nome dos três filhos

Cumpriu-se o primeiro mês desde que Portugal e o mundo amanheceram com a chocante notícia: Diogo Jota e o irmão, André Silva, tinham perdido a vida num brutal acidente de viação, em Espanha. Desde então, as homenagens não cessaram, com a família a viver como que anestesiada entre os tributos, a avalanche de amor e todas as burocracias que têm de ser tratadas. No entanto, agora que o silêncio começa a regressar às suas vidas, é tempo de absorverem a mais dura das realidades e iniciarem o processo de luto.
Para Rute Cardoso, a viúva, o que se segue é uma enorme incógnita. Desde a sua juventude que passou a viver em função do companheiro. Não prosseguiu os estudos universitários para o acompanhar na aventura fora do país e sempre assumiu com felicidade o papel de ser mãe e companheira a tempo inteiro, não escondendo o orgulho que sentia nas decisões que tinha tomado por amor à família. Nos últimos seis anos, Inglaterra passou a ser a casa do clã: os seus três filhos nasceram lá, os mais velhos começaram a falar fluentemente a língua e estavam perfeitamente adaptados à vida em Inglaterra. No entanto, a verdade é que esta só fazia sentido por causa de Diogo Jota e agora, além de Rute pouco ter que a prenda a Liverpool, aquela é também uma cidade onde a dor e as memórias do companheiro estarão sempre presentes: especial, sem dúvida, mas também muito dolorosa.
Até ao momento, não é certo se Rute irá continuar em Inglaterra ou tratar de toda a mudança para Portugal, mas é inegável que é por cá, nomeadamente em Gondomar, que tem toda a sua base de apoio, em especial a família nuclear e os amigos de sempre, o que poderá ser determinante numa fase em que tenta equacionar como será um futuro que nunca imaginou viver, sem o homem com quem, apesar de só ter casado dias antes da tragédia, é o seu amor de sempre. No entanto, uma coisa é certa, tudo o que Rute irá decidir será sempre tendo em conta o bem-estar dos filhos e para protegê-los de tudo, ajudando-os a enfrentar uma nova e dura realidade em que o pai não estará presente.